Negócios:

Rede erra etiqueta e oferece TV
de 55 polegadas por R$ 279,00

continuar lendo...

Mudança Radical:

"Apocalipse tecnológico" faz ex-executivo do Facebook buscar refúgio em floresta

continuar lendo...

publicidade

Assinantes

Tipos de Anúncio

Enquete

Você acha correto candidatos continuarem campanha eleitoral, mesmo com a candidatura impugnada pela Justiça?



Indicador Econômico


Francisco Heitor Fernandez

Logo Heitor Francisco Heitor Fernandes

FRANCISCO HEITOR FERNANDEZ (Heitor), é natural de Foz do Iguaçu, viveu em Curitiba dos 5 aos 21 anos de idade. Cartunista, Jornalista, Escritor e Escultor é bacharel em Administração de Empresas pela Unioeste, pós-graduado em Marketing e Propaganda pela Univel. Supervisor de Segurança do Trabalho pelo INPA (Instituto Nacional de Prevenção de Acidentes). Jornalista pela UDC (União de Faculdades Cataratas), Técnico Projetista de Edificações pela Escola Nacional de Desenho (Ctba). Artista Plástico, editor e sócio fundador do Jornal Primeira Linha de Foz do Iguaçu.


JORNALISTA

Iniciou no jornalismo na década de 70 no extinto jornal "Nosso Tempo". Jornal tablóide semanário que ficou conhecido na região da Tríplice Fronteira pela sua obstinada luta pela liberdade de expressão. Colaborou com vários outros jornais e revistas vindo a ser reconhecido e provisionado como jornalista. Recebeu o registro em carteira de profissões regulamentadas em 17/06/97, através do Delegado Regional do Trabalho do Paraná, Tércio Alves de Albuquerque. Em julho de 2004 concluiu curso superior com habilitação em jornalismo na UDC (União Dinâmica de Faculdades Cataratas), quando foi orador dos formandos.


ADMINISTRADOR

É formado pela Facisa (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas), atual Unioeste, tendo iniciado na segunda turma, recebeu o diploma de Bacharel em Administração em 25 de fevereiro de 1984. Como administrador atua com sucesso na administração do jornal Primeira Linha desde sua criação – consagrado como o maior jornal de negócios da região. As instalações foram consideradas pela Adjori (Associação dos Jornais do Interior) como estrutura modelo no Paraná.


PUBLICITÁRIO

Heitor é pós-graduado em Marketing e Propaganda pela Univel (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel), lato Sensu em nível de especialização. Foi diplomado em 10/07/2000. Participou de várias campanhas publicitárias públicas – entre elas a campanha de cunho social, promovida pela Secretaria da Criança de Foz do Iguaçu com o slogan " Não dê esmolas". No jornal Primeira Linha vem assessorando empresas na área de publicidade.


SUPERVISOR DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Diplomado pelo INPA (Instituto Nacional de Prevenção de Acidentes) como Supervisor de Segurança do Trabalho em 30 de dezembro de 1975, para efeitos da portaria 3.237 de 2707/72, quando o Brasil estava entre os primeiros no ranking mundial em acidentes do trabalho. O 10º curso no Brasil foi promovido no Rio de Janeiro.


CARTUNISTA

Iniciou como cartunista quando tinha aproximadamente sete anos de idade. Na cidade de Curitiba, no bairro da Água Verde, desenhava com caco de tijolo no asfalto. Uma arte gráfica que fazia as pessoas parar e admirar. Na escola desenhava professores e colegas para passar o tempo. Sempre se dedicou mais à pintura de quadros a óleo, vindo a se projetar como cartunista em Foz do Iguaçu nos anos 80.


ESCRITOR

Em maio do ano 2000 lançou o livro "Charges do Heitor – Pega Ladrão". O livro de 142 páginas, impresso pela Editora Block apresenta uma série de charges com temas nacionais e locais. "Talentoso no traçado caricatural e no jogo de cores de suas criações pictóricas, Heitor me impressiona pela tridimensional genialidade que nele se revela: Observação crítica dos fatos e acontecimentos do dia-a-dia; fidelidade no poder de síntese de suas representações burlescas e na capacidade de comunicação com os diversos segmentos da população..." comenta no livro o escritor, jornalista, advogado e compositor José Alexandre Saraiva.


ESCULTOR

Sempre gostou de modelagem e escultura em madeira. Mas o que mais dedicou foi a escultura feita com sucata de ferro. Entre suas obras mais importantes estão: "O Andróide" ,"fênix" e "o caburé".


TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Formado pelo Instituto Técnico Paranaense, em Técnico de edificações (desenho arquitetônico) já projetou centenas de edificações. Ganhou mediante concurso - concorrência pública do Projeto da Rodoviária da cidade da Lapa (PR) e participou da elaboração do projeto da Rodoviária de Araucária (PR). Na Prefeitura Municipal de Araucária trabalhou com projetos de ruas, e também foi chefe de divisão do Departamento de Urbanismo. Posteriormente trabalhou no IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) para desenvolver o Plano Diretor da Cidade de Araucária. Época de implantação do Distrito Industrial de Araucária, anexo a Cidade Industrial de Curitiba. Assessorou a Isdra S/A (Industria e Comércio de Cimento Amianto) junto a Prefeitura Municipal de Curitiba, durante sua fase de implantação na Cidade Industrial. A assessoria compreendeu toda elaboração de projetos arquitetônicos e sua devida aprovação junto à prefeitura.